Mundo V.U.C.A na gestão pessoal e organizacional

Mundo V.U.C.A na gestão pessoal e organizacional

O acróstico VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) foi incorporado no vocabulário corporativo, mesmo tendo surgido ainda na década de 90 no ambiente militar, mas que faz sentido do mundo corporativo nos dias atuais. O conceito se aplica quando se busca explicar o atual momento em que estamos vivendo, as transformações intensas e absolutamente disruptivas, que trazem desafios pessoais e profissionais formatados de forma distorcida, e que nos faz pensar serem intangíveis, justamente por romper completamente os padrões que elaboramos como corretos.

Nesse contexto os jovens estão aflitos por sentirem a necessidade de estabelecer os conceitos e expectativas que superem o estigma criado há tempo, com o objetivo de influenciar as transformações de acordo com seus intrínsecos interesses.

Observando a sociedade nos últimos tempos, percebemos que esse posicionamento dos jovens é natural, afinal, as chamadas novas gerações sempre foram as principais protagonistas dessas mudanças. Contudo, algo diferente acontece, pois atualmente estamos sendo direcionado para as transições continuas, e essas sim, faz com que evoluímos com base solida.

Podemos observar, com facilidade, uma ambiguidade nas atitudes de nossos jovens, que os fazer oscilar com maior frequência, pois eles partem alheio da situação, silenciosos e até passivos diante de tantos obstáculos e desafios, que os fazem indignar-se por não ter suas expectativas alcançadas. Portanto, a crescente manifestação de ansiedade nesta fase, que se faz longe de ser a mola propulsora de nossas vidas é a realidade desta nova era, dessa forma, a experiencia passou a ser um agente paralisante, que a geração Millennials “Y” seja a grande protagonista do mundo V.U.C.A.

Ter a possibilidade de saber tudo sobre qualquer coisa “ao tempo todo e a todo tempo” é desfrutar da capacidade de comunicação ampla e global, proporcionando informações e relacionamentos ilimitados. Sé que, são poucos os que fazem uso de forma positiva.

Esse comportamento só faz enfraquecer os jovens, mantendo-os sobre a pressão das gerações veteranas que, com a ampliação da expectativa de vida, aproveitam para manter-se em atividade, pois resistem as mudanças e se fazem executores ao invés de assumir novos papeis como mentores. Assim estamos sendo pressionados a sustentar toda infraestrutura massiva da atualidade, enquanto os mais jovens, imaturamente, ainda sustentam a falsa postura de segurança, felicidade e vencedor, sendo que,  na verdade é apenas um grande vazio onde se declara um belas intenções.

O conceito do mundo V.U.C.A

VOLÁTIL (Volatility). A natureza volúvel e dinâmica das mudanças, assim como a velocidade inconstante representam desafios e oportunidades que somente quem compreende isso tem as melhores oportunidade para enfrentar as mudanças que ocorrem no cenário organizacional. Isso torna a capacidade das organizações de acompanharem todo este sistema  mais ágil e flexível diante de reais circunstâncias.

INCERTO (Uncertainty). Trata-se da incapacidade de prever resultados futuros, mesmo quando as análises são baseadas em dados presentes, principalmente quando se está diante de informações superficiais ou de suposições. Melhor é perceber que deve se preparar para saber como lidar com incertezas. Nada mais é previsível, padrões de sucesso do passado são destruídos em poucos instantes diante das novas abordagens. A imprevisibilidade é o principal elemento que dificulta a aplicação de novas soluções e impede a percepção da nova realidade.

COMPLEXO (Complexity). A conectividade e interdependência são fatores que dificultam a capacidade de agir. Não há cenário que permita apenas declarar intenções ao invés fazer algo, tendo que correr risco, abrindo assim a possibilidade da falha. Dizer o que os outros deveriam fazer quando poderia simplesmente fazer é algo que não se sustenta mais, por isso devemos usar os nossos próprios talentos para simplificar a complexidade e usufruir desse momento e prever resultados das decisões de negócios em ambientes mais complexos.

AMBÍGUO (Ambiguity). Não há como deixar ignorar as novas formas de ver as coisas. A realidade agora é obscura, com a transformação intensa dos significados diante de novas circunstâncias. Não há mais soluções ou respostas precisas e específicas, por isso é vital fazer uma escolha e absorver amplamente as consequências. Decidir em um contexto ambíguo é primordialmente. Lembre-se todo aprendizado vem das atitudes e realizações, por isso, é importante estar aberto a cometer erros. Ou seja, é a interpretação dúbia dos fatos que prejudica a capacidade de encontrar uma solução para determinado fenômeno, assim nos fazendo distanciar do sucesso.

O mundo V.U.C.A. nesta geração tem inúmeros desafios. Portanto, somente a mudança comportamental irá permitir a todos que participem integralmente das transformações, das quais atendam suas expectativas pessoais e profissionais.

Temos que estar sempre preparados para identificar as possibilidades que surgem ao nosso caminho e aptos a fazer parte daqueles que alcançaram o equilíbrio, a felicidade, o sucesso e a excelência.

Quer saber mais sobre o processo de desenvolvimento humano ” C₂H=A² ” e se preparar para enfrentar os desafios desta revolução? Então venha agora mesmo.

Esperamos por você

#IACeVOCÊ®


IAC Coaching - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Desenvolvido por Diego Freitas