Inteligência emocional & Psicologia positiva

Inteligência emocional & Psicologia positiva

Aprenda como ressignificar sua vida por meio da verdadeira chave para a satisfação pessoal e plenitude com a ciência da felicidade. A Psicologia Positiva é o estudo da psicologia moderna, desenvolvido por Martin Seligman Ph.D. Professor na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

É a ciência que estuda, através de métodos cientificamente comprovados, aspectos positivos da vida do ser humano, fazendo despertar a plenitude individual e manter a felicidade autêntica. Uma proposta que refere-se as potencialidades humanas e em técnicas para melhorar o desempenho. Tendo a ideia clara de que felicidade não tem a ver com genética, mas sim com as atividades e pensamentos que desempenhamos no cotidiano.

É uma estrutura de conhecimentos que conduzem a uma percepção da vida onde o foco é a felicidade e o bem estar contínuo, focada no desenvolvimento prático, eficaz e dinâmico a partir de nossa essência.

O foco da psicologia positiva se concentra nos eventos positivos e influências da vida dos quais proporcionam o afunilamento para obter a inteligencia emocional. Então, podemos dizer que os sentidos são de maior realce. Portanto, temos:

  • Experiências vividas e positivas (como felicidade, alegria estendida, inspiração e amor)
  • Estados e traços positivos (como gratidão, resiliência, compaixão e auto perdão)
  • Constituição da memória (autoestima, autoconfiança, esperança e elevação, engajamento e realizações

A filosofia da psicologia positiva abrange e orienta no desenvolvimento dos aspectos positivos de personalidade, empoderando para a construção do bem-estar e não na busca pela felicidade de fato, pois essa é um estado de consciência plenamente satisfeita, algo difícil de definir, é a busca constante da expansão de consciência, onde temos que SER e FAZER para TER. A felicidade parece ser um resultado tangível, um alto estado emocional , que se atinge somente quando conseguimos equilibrar as áreas que norteiam nossas vidas.

A utilização de processos relacionados à inteligência emocional se inicia quando uma informação carregada de afeto entra no sistema perceptual, envolvendo os seguintes componentes: Avaliação e expressão das emoções em si e nos outros; Regulação da emoção em si e nos outros; Utilização da emoção para adaptação ao meio. Esses processos ocorrem tanto para o processamento de informações verbais, quanto não-verbais.

A Inteligência Emocional envolve a capacidade de perceber acuradamente, de avaliar e de expressar emoções; a capacidade de perceber e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a capacidade de compreender a emoção e o conhecimento emocional; e a capacidade de controlar emoções para promover o crescimento emocional e o intelectual ativo.

Quer saber mais sobre o processo de desenvolvimento humano ” C₂H=A² ” e se preparar para enfrentar os desafios desta revolução? Então venha agora mesmo.

Espero por você.

#IACeVOCÊ ®

 


IAC Coaching - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Desenvolvido por Diego Freitas